NOSSAS AÇÕES
08/07/2019
PROJECTO EDUCAÇÃO PARA VIDA
Sem imagem

O projecto EDUCAÇÃO PARA A VIDA, com o objectivo de promover formação ético-profissional para jovens sem recursos financeiros, inserindo-os no mercado de trabalho e restaurando seus valores morais cristãos, e suas condições sociais e económicas. O projecto já atendeu a mais de 3.000 jovens oferecendo-lhes cursos de Formação Profissional e comportamental, preparando-os para o mercado de trabalho ao fomentar comportamento ético e caráter.

OBJECTIVO GERAL
O projecto tem como objetivo transformar a realidade sócio-educacional e econômica de pessoas carentes que estão a viver em condições precárias na comunidade carente, dando-lhes uma formação ética e profissional, com o intuito de criar oportunidades de incluí-los no convívio social e no mercado de trabalho, para gerar sua própria renda e assim melhorar sua qualidade de vida e contribuindo com a reconstrução nacional.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
• Desenvolver um trabalho de formação profissional dando aos alunos a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho de forma mais rápida;
• Por meio de palestras e seminários sobre valores morais e cristãos, tentar resgatar a auto-estima e identidade desses jovens muitas vezes deteriorada pelas duras condições de vida;
• Orientar os alunos, através de conhecimentos em empreendedorismo, como abrir o próprio negócio após o término dos cursos profissionais;
• Ajudar os alunos do projecto a entrarem nas empresas que têm demanda de mão-de-obra qualificada, através da apresentação do projecto e currículo dos alunos às empresas de construção civil em Angola.

PÚBLICO-ALVO
O público-alvo do projecto se destina inicialmente aos jovens e adolescentes de escolas estatais de Luanda que não possuem recursos financeiros para investir num curso profissional, ou vivem em más condições sociais e económicas na comunidade.
Inicialmente serão seleccionados os alunos que além de não terem condições financeiras, tenham um bom desempenho na escola, incluindo uma boa postura disciplinar.

DESENVOLVIMENTO DO PROJECTO
Segue abaixo o diagrama que mostra o resumo do desenvolvimento do projecto:


SELECÇÃO DOS ALUNOS
O processo de seleção tem como objetivo identificar os alunos que preencham os requisitos necessários para obterem uma bolsa de estudo para estudarem no projeto de forma gratuita.
São seleccionados alunos que tenham algumas características específicas (informações obtidas pelo professores), como por exemplo:
• Por meio de palestras e seminários sobre valores morais e cristãos, tentar resgatar a auto-estima;
• Possuir um bom desempenho escolar, ou seja, boas notas;
• Ter uma boa postura disciplinar dentro de sala de aula;
• Mostrar interesse em crescer profissionalmente;
• Demonstrar interesse em participar do projecto.
Além destas características, os alunos serão escolhidos de acordo com os resultados dos questionários, entrevistas e pesquisas com os professores da escola.

FORMAÇÃO ÉTICA
São treinamentos na área comportamental dos alunos com o objetivo de desenvolver neles habilidades essenciais ligadas ao processo de relações humanas, interação social, reações emocionais e postura ética no âmbito profissional, gerando profissionais com postura disciplinar adequada, confiáveis e motivados para alcançar resultados.
Essa proposta atende uma carência no mercado angolano de profissionais com uma postura ética e comportamental adequada e condizente com as reais necessidades das atividades produtivas no país.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Destina-se a proporcionar habilitação profissional aos alunos selecionados, oferecendo cursos relacionados a segmentos da demanda de tecnologia e construção civil, direcionado para a capacitação e requalificação profissional. O foco é preparar o aluno para o desempenho de tarefas básicas e de menor complexidade de uma profissão ou de um conjunto de profissões, bem como despertar seu interesse pelo trabalho.
Os alunos dessa modalidade de estudos poderão cumprir em empresas, em instituições que tenham condições de proporcioná-la, o período de prática profissional em situação real de trabalho na área profissional cursada.

EMPREENDEDORISMO
Os alunos que concluírem satisfatoriamente os cursos profissionais e que forem identificados como sendo potenciais empreendedores, receberão aulas de empreendedorismo e serão devidamente orientados sobre os procedimentos para abrir uma empresa dentro das Leis de Angola e como obterem micro crédito junto às instituições financeiras para iniciarem seus negócios.

CARREIRA COORPORATIVA
A instituição promoverá treinamentos visando a preparação do aluno para entrar nas atividades produtivas do país.
Aqueles que optarem por fazer carreira profissional dentro do âmbito das empresas privadas, receberão orientações de como entrarem no mercado de trabalho da melhor forma possível, através de palestras e cursos que os ajudarão a obterem sucesso em entrevistas de emprego, desenvolverem bons currículos, bem como mostrando a importância do bom relacionamento com os clientes e colegas de trabalho.

CURSOS – COMPONENTES CURRICULARES
Os seguintes cursos que inicialmente serão fornecidos são:


ATIVIDADES DO PROJETO - REGISTRO FOTOGRÁFICO

Seleção da 1ª Turma Primeira Turma
Atividade da ONU Legalização da ONG ATOS
Laboratórios Alunos do Projeto


SAIBA COMO VOCÊ PODE COOPERAR NOS PROJECTOS DA ONG ATOS

FAÇA UMA DOAÇÃO

  • ANGOLA: Banco BPC | Conta: 0117-S03335-011 IBAN: AO06 0010 0117 0280 3335 0111 8
  • BRASIL: Banco do Brasil | Ag 1634-9 | CC 35236-5 CNPJ 07.072.083/0001-73 | Insejec Luanda Campina Grande

ÚLTIMAS AÇÕES
09
JUL
DESAFIOS PARA 2019
08
JUL
PROJECTO COMUNIDADE SUSTENTÁVEL
08
JUL
PROJECTO CRIANÇA FELIZ